Postagens populares

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Breve história da casa

Extraído do blog da vila esperança:

Em meados dos anos 30, na Rua Maria Abigail (atual Padre Olivetanos), em uma pequena residência, um grupo de pessoas, encabeçado pelo Sr. Armando Miguel Arinella, (1.) reuni-se para a criação do Centro Espírita Francisco Xavier, voltado para a doutrina Allan Kardec.
Com objetivo de possuir um endereço definitivo, o grupo adquiriu um terreno na antiga Rua Trumais, que passou a chamar-se Rua Paulista e posteriormente Rua Atuai nº 962.
Logo iniciaram a construção da sede própria, e em 20 de julho de 1937, foi oficialmente fundado o “Centro Espírita Cristão Vicente de Paula de Vila Esperança”, sob a presidência do Sr. Armando.
As suas dependências alem do salão para sessões mediúnicas, e possuir dependências administrativas, tinha como ponto de referência uma torre com relógio e uma bandeira branca sempre hasteada.
Por volta dos anos 90, sob a presidência do Sr. Eduardo Perez, o imóvel foi desapropriado pelo Estado, para permitir a construção da Estação Vila Matilde do Metrô.
Provisoriamente, seus dirigentes utilizaram um salão na Rua Cumai, onde anteriormente a A. A. 5 de Julho mantinha sua sede.
Durante essa breve estada, foi adquirido um terreno situado na Rua Otília nº 712, onde foi erguida a nova sede, devidamente planejada segundo as necessidades da instituição, “previamente definidos e de futuras novas atividades, que se mantém ativa nos propósitos de ensinamento de ajuda ao próximo pela doutrina dos espíritos na seara do mestre Jesus.”

(1.) – “O Sr. Armando Miguel Arinella, casado em 1928, com Dona Matilde Arinella, no início dos anos 30 foi indicado como para ser inspetor de quarteirão, de posto policial.
Curiosamente, tal atribuição policial, o levou a seguir a linha religiosa de Allan Kardec.
Na época o preconceito religioso era evidente, e as práticas de ocultismo, eram consideradas como bruxaria, pela população, pelas autoridades, e vigiadas com rigor.
Alertado por terceiros sobre as praticas mediúnicas praticadas no bairro foi a um desses centros de terreiro, para confirmar as denúncias.
Qual não foi a sua surpresa, quando a mãe de santo de origem africana, após entrar em transe, o atendeu no idioma italiano.
Desconfiado estar diante de uma farsante, respondeu em tom áspero também em italiano.
Ai, é que veio a sua surpresa.
A resposta que obteve, foi que ele estava falando com Giovanne Arinella. – Seu pai.
Ao sair, surpreso, passou a estudar a doutrina de Allan Kardec e a ela se dedicou.
“Idealizou a criação de um centro espírita, o que lhe valeu a partir dessa data, a ser conhecido Seu Armando do Centro Espírita.”